quinta-feira, 10 de junho de 2010

3D em pleno ar!

quinta-feira, 10 de junho de 2010



Até agora, criar elementos tridimensionais em pleno ar só era possível com o auxílio de técnicas que apenas simulavam um resultado tridimensional. Mas isso virou História quando a AIST em parceria com a universidade de Keio e uma empresa privada japonesa desenvolveram um dispositivo capaz de gerar em pleno ar elementos realmente tridimensionais, abrindo uma porta para todo um novo segmento de tecnologia gráfica.
Por enquanto, o aparelho só consegue mostrar objetos simples usando pontos de luz branca no espaço. Mas a criação de um ponto de luz branca, um voxel real, era o maior desafio da ciência até o momento. Usando vapores e gás ionizados centros de tecnologia mundial disputavam uma patente de tecnologia capaz de criar um voxel real e estável, sem intereferências de elementos externos e isso foi definitivamente conseguido no projeto da AIST.

O novo dispositivo utiliza um laser que, através de uma lente, indica pontos no espaço e cria emissões de plasma a partir do nitrogênio e oxigênio no ar no ponto de foco. O canhão é capaz de emitir mais de cem vezes por segundo, formando imagens no ar a até 50 cm do aparelho. O calor da luz faz com que o ar se expanda, produzindo estalos que parecem pequenas explosões. Os pesquisadores esperam conseguir ampliar o alcance da emissão para mais de três metros do projetor e ainda gerar voxels coloridos em milhares de vezes maior quantidade, que permitiriam simular elementos com muito mais qualidade e realismo.

Na minha opinião, este é apenas o primeiro passo, a pedra angular de uma linha tecnológica que atingirá seu ápice daqui a uns vinte anos, com o uso disseminado em boates, festas, eventos e publicidade.



Leia mais: http://www.mundogump.com.br/page/366/#ixzz0qUgOjqaG
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

0 comentários:

Postar um comentário

 
NOTÍCIAS DA PESADA ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates