quinta-feira, 24 de junho de 2010

EHHHH BOI!!!!!! Barcos partem de Manaus com destino ao Festival de Parintins

quinta-feira, 24 de junho de 2010
A Festa dos Bumbás Garantido e Caprichoso aquece a navegação de cargas e passageiros na orla do Porto da Manaus Moderna. Passageiros querem seguir em direção à cidade de Parintins, município a 325 quilômetros de Manaus, onde acontecerá o maior evento folclórico do Brasil neste fim de semana.

A rivalidade dos bois Caprichoso e Garantido, agremiações que animam a festa, também está nos enfeites dos barcos que transportam os passageiros. Como estratégia, donos de barcos colorem as embarcações com as cores dos bois, vermelho do Garantido e azul do Caprichoso. Neste ano há uma bandeira a mais. A maioria das embarcações também sustenta a bandeira do Brasil no mastro, uma forma de torcer pela Seleção Brasileira que disputa a Copa do Mundo na África.



Música alta com as vozes dos levantadores de toada animam os preparativos para a viagem. As toadas misturam-se ao burburinho das pessoas apressadas que procuram o lugar nos barcos. São estivadores, homens e mulheres que querem chegar à ilha. A ordem é procurar um lugar nos barcos que saem a cada momento e abastecer as embarcações com alimentos e bebidas.

A maioria dos barcos só sai à noite, por volta de 19h até 21h, mas muita gente adota como estratégia chegar cedo e se posicionar na "rede", local onde passará a noite toda viajando pelo rio Amazonas.

Na noite de ontem (23), pelo menos 50 barcos partiam com destino à cidade. Para isso, a Capitania dos Portos concentrou esforços na fiscalização das embarcações.

Barcos irregulares podem ter a viagem interrompida em um dos três postos de fiscalização montados até o destino final. A preocupação é que não ocorra nenhum tipo de acidente ou naufrágio, já que o movimento será intenso.

Gisele Frederico, dona de uma das embarcações que parte para o festival, diz que neste ano as vendas de passagens estão melhores do que no ano passado. Segundo ela somente no dia anterior saíram mais de 20 barcos. Ela diz ainda que vende passagens apenas para a embarcação "Castelo Guedes". "Meu barco cabe 90 pessoas, mas vendo passagens para no máximo 60 para que os passageiros possam viajar com mais conforto".

A passagem no "Castelo Guedes", que partiria na noite de ontem, custava R$ 350 para quem fechasse o pacote de hospedagem e alimentação no próprio barco e ainda ganhava uma camiseta para brincar na ilha.

Silvana Torres, uma das passageiras que aguardava o horário do embarque, diz que não vê a hora de chegar a Parintins. "Esperei o ano todo por isso e neste ano vou ver o rei David cantando no meu boi Caprichoso. Vale a pena ir à festa só para ver esse momento", diz ela.

Ao ouvir a resposta de Silvana Torres, torcedores do Garantido, posicionados ao lado da reportagem do Portal Amazônia, soltaram uma grande vaia à entrevistada, mas logo em seguida já se abraçavam.

Essa é a festa de Parintins, promovida por meio de uma saudável rivalidade. O que vale é encantar o público com alegria, criatividade e beleza.

FONTE.PORTAL AMAZONIA

0 comentários:

Postar um comentário

 
NOTÍCIAS DA PESADA ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates