quinta-feira, 24 de junho de 2010

Parintins em festa!!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nos dias 24, 25 e 26 de junho acontece o 45º Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. É uma festa tradicional que há mais de quatro décadas movimenta e acende a paixão de uma população de mais de 100 mil habitantes. Mas, o festival atrai as atenções de toda a Amazônia. É uma festa que tem porte e significados que poderiam a tornar patrimônio cultural da humanidade. Porém, é ao povo de Parintins que ela continua encantando e envolvendo com mais força, porque essa festa, sua beleza é nascida em cada recanto simples da cidade, pelas pessoas que amam sua cultura, suas tradições.

Eu sou um apaixonado pelo folclore de Parintins. Com o lançamento do Boikut, no ano passado eu aumentei em muito meus contatos na ilha. (Para quem não sabe, o Boikut é parecido com o orkut, só que direcionado para essa paixão pelo folclore, pelos bois Garantido e Caprichoso). Meus amigos e amigas de Parintins e de Manaus sabem que eu sou fã de um dos bois. Mas, sabem também que eu sou um fã incondicional do povo de lá. Vista vermelho ou vista azul, eu tenho imensa gratidão pelos parintinenses, porque sei que é essa gente que alimenta o festival. Não só no final de junho, mas durante o ano inteiro, o povo pereché preserva a paixão pelo seu boi, e assim ajuda a preservar a beleza da alma brasileira. Ano passado eu escrevi que o festival de Parintins é "a maior e mais bela festa do país". Me perdoem os que acharam um exagero. Mas, pra mim, Parintins é tudo isso e talvez mais um pouco. Não pelo tamanho visual da festa, do bumbódromo; não pelos recursos financeiros envolvidos. É, antes, a magia gerada da simplicidade; é o talento forjado por mãos calejadas; é a arte criada do trabalho manual; é a tecnologia surgida do compromisso com o espetáculo... É isso o festival. É isso que faz Parintins ser uma paixão pra mim. Meu peito cearense continua amando o forró, o baião. Continuo fã dos nossos queridos artistas do Nordeste. Mas, em junho, meu coração bate mesmo é no ritmo da toada. É no toque da marajuda, da batucada, que eu vou virar as noites de sexta, sábado e domingo próximos. Eu estarei vendo pela tv, mas acho que meu coração estará lá no bumbódromo, com os levantadores, com os tripas, com os amos do boi, com a galera dos bois... Queridos amigos de Parintins, desejo a todos um lindo festival. Estarei vibrando com vocês todos. Azul ou vermelho. Desejo mais e mais sucesso ao festival, e que o povo todo de Parintins continue vibrando na mesma emoção e cantando no mesmo tom: o do amor pelo folclore e do amor pelo Brasil.

AHHHHH E AINDA TEM A FESTA DOS VISITANTES , QUE COMEÇA HJ... JOTA QUEST E COMPANHIA PROMETEM EXTREMECER A ILHA TUPINAMBARANA!!!!

FONTE SEC

0 comentários:

Postar um comentário

 
NOTÍCIAS DA PESADA ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates