sábado, 8 de janeiro de 2011

Alerta geral: Governo Federal envia técnicos para avaliar caso de dengue tipo 4 em Manaus!!

sábado, 8 de janeiro de 2011
Técnicos do Ministério da Saúde já estão em Manaus investigando casos de dengue tipo 4, uma das mais perigosas provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, muito comum especialmente no inverno. O trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Saúde do Amazonas e com a Secretaria de Saúde de Manaus.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, trata-se de um caso isolado. Nesta semana, a Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou que um adolescente de 13 anos, morador do bairro do Coroado, na zona leste da cidade, contraiu a doença.
Ainda de acordo com o ministro, os casos de suspeita de dengue tipo 4 que haviam sido registrados em Manaus não foram confirmados. “Estamos buscando não só em Manaus, como em outras áreas da Região Norte, se há outros casos de dengue tipo 4.”
O vírus tipo 4 não era registrado no país há 28 anos, até que, no segundo semestre do ano passado, houve um surto com dez casos em Roraima.
Os sintomas dos tipos 1,2, 3 e 4 de dengue são os mesmos, entre eles dor de cabeça, dores no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas.
É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.




FONTE -Portal Do Hlanda

0 comentários:

Postar um comentário

 
NOTÍCIAS DA PESADA ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates