quarta-feira, 7 de março de 2012

quarta-feira, 7 de março de 2012 0
CPI discute imigração ilegal de haitianos para o Brasil, no Amazonas


Audiência aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Presidente da CPI disse que os haitianos são bem-vindos ao Brasil.

PF informa que não há crime no caso dos haitianos no AM
(Foto: Divulgação/Gleisson Miranda/Secom-Acre)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas realizou audiência pública nesta segunda-feira (5) para discutir os casos de imigração ilegal de haitianos ao Brasil nos últimos meses. O encontro ocorreu no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas.
O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, um dos convidados do evento, disse que o Brasil se encontra em uma ótima situação econômica, e isso provoca o retorno de brasileiros que foram morar em outros países e a entrada de pessoas que vivem em países em crise.
Abrão acredita que um dos principais fatores para a imigração é porque o Brasil vivencia uma grande exposição internacional, pois sediará grandes eventos como a Rio + 20, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Além disso, o país é visto tradicionalmente como um país receptivo a imigrantes. Entretanto, o secretário afirmou que com os haitianos não houve crime de tráfico de pessoas. O caso se resumiria a uma questão de direitos humanos.
O superintendente da Polícia Federal do Amazonas (PF-AM), Sérgio Fontes, também convidado para o debate, disse que a investigações apontam que não há crime de tráfico de pessoas no caso dos haitianos. "Pelo que investigamos, no caso dos haitianos que vieram para o Amazonas não há características de crime de tráfico de pessoas, pois eles realizaram uma espécie de consórcio familiar para pagar os custos da vinda para o Brasil. E quem vem se compromete a enviar aos familiares recursos oriundos do seu trabalho por aqui", afirmou o superintendente.
Fontes destacou que o crime de tráfico humano também ocorre no Haiti. Segundo ele, o tráfico de pessoas aparece em quarto lugar como atividade que mais mobiliza recursos internacionalmente e é um dos mais difíceis de ser apurado.
A Presidente da CPI, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que os haitianos são bem-vindos ao país. "Os dados indicam que existem aproximadamente três milhões de brasileiros vivendo fora do país e temos a intenção de receber as pessoas da melhor maneira possível. Culturalmente temos o histórico de ser uma nação de mestiços. Então a intenção não é coibir a imigração dos haitianos e sim investigar a existência de grupos que, ilegalmente, providenciam a transferência deles para o Brasil", disse a senadora.


Fonte: G1 / Amazonas
 
NOTÍCIAS DA PESADA ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates