sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rio Negro está a 1,12 m de superar cheia histórica, no Amazonas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CPRM admite que cheia deste ano pode superar recorde de 2009.
Sipam prevê chuvas dentro da média nos próximos meses.



                  Régua de medição do rio Negro no Porto de Manaus (Foto: Marina Souza/G1)


O nível do rio Negro, no Amazonas, subiu cinco centímetros nas últimas 24 horas. Nesta quinta-feira (19), a cota da enchente é de 28,65 metros e já ultrapassou em três centímetros a cheia de 2011, que teve seu ápice no final de junho, chegando a 28,62 metros. O nível do rio está a 1,12 metro de alcançar a cheia histórica de 2009, quando a marca foi de 29,77 metros.

De acordo com o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, a expectativa é que o nível do rio continue subindo, mas com menos intensidade a partir nos próximos dias, num quantitativo de 3 a 4 cm por dia.
Segundo Oliveira, existe a possibilidade real de a cheia deste ano superar a de 2009, apesar do fenômeno na nascente do rio está chegando ao fim. No próximo dia 30 de abril será emitido o 2º alerta de cheia no ano.


“Ainda não é possível afirmar que a cheia deste ano vai bater o recorde de 2009, porque as chuvas do fim deste mês de abril e as de maio vão ser cruciais para sabermos até onde o nível do rio vai chegar”.

Ricardo Dallarosa, chefe da divisão de meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), disse que o fenômeno ‘La Niña’, que intensifica as chuvas no norte e leste da Amazônia, já se dissipou e que a previsão de chuvas para os próximos meses está dentro da normalidade. “A expectativa é que durante o final deste mês de abril, maio e junho, chova em média de 200 a 250mm, número que é normal para a época”, afirmou Dallarosa.



***Fonte : G1 / Amazonas








0 comentários:

Postar um comentário

 
NOTÍCIAS DA PESADA ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates